Nossa missão é promover a justiça climática e a transição energética justa, defendendo os direitos dos povos indígenas, tradicionais e das comunidades afetadas pela expansão de combustíveis fósseis. Buscamos fortalecer a democracia ambiental por meio da ciência, da mobilização social e da articulação multissetorial, construindo soluções sustentáveis que respeitam a biodiversidade e garantem qualidade de vida às gerações presentes e futuras.
Trabalhamos pelo reconhecimento nacional e internacional como referência em ativismo climático técnico e estratégico, contribuindo decisivamente para um Brasil líder na transição energética justa. Um país que freia a exploração de fontes fósseis, valoriza alternativas sustentáveis e democráticas, protege seus povos e territórios, e atua para manter o aquecimento global abaixo dos 1,5°C estabelecidos pelos acordos climáticos.
O Instituto ARAYARA expande sua atuação globalmente, apoiando parcerias e redes internacionais para promover direitos tradicionais e justiça ambiental. Participamos de fóruns globais, intercâmbios culturais e capacitação, fortalecendo a voz das populações atingidas por empreendimentos fósseis no cenário mundial.
Produção de conhecimento científico e tecnológico para monitorar a expansão fóssil, fortalecer práticas sustentáveis e valorizar os saberes tradicionais.
Campanhas, comunicação estratégica e educação popular para engajar a sociedade em defesa dos direitos socioambientais.
Atuação jurídico-política para garantir políticas públicas e proteção dos direitos dos povos tradicionais.
Promoção e valorização de saberes tecnológicos, ancestrais, culturas tradicionais e educação ambiental.
Desenvolvimento e implementação de tecnologias sociais que potencializam a autonomia, o controle social e o desenvolvimento comunitário.
Fomentamos a diversidade por meio de programas dedicados e políticas internas de governança que promovem a igualdade de gênero, étnica e a inclusão de pessoas com deficiência (PCD), fortalecendo um ambiente plural para todas as pessoas.
This site uses cookies. Find out more about cookies and how you can refuse them.