Durante a COP30, em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Climate Hub sediará o evento “Petróleo na Amazônia – Ameaças, Resistências e Caminhos para a Transição”, que marca o lançamento do livro-reportagem Até a Última Gota e do relatório de incidência desenvolvido pela Fundación Avina e pelo Instituto Internacional ARAYARA. O encontro será realizado no dia 10 de novembro, às 14h, na sede do Hub (Rua Boaventura da Silva, 64).
A atividade propõe um debate público sobre os riscos da expansão da fronteira petrolífera na Amazônia — especialmente na Margem Equatorial brasileira — e sobre as alternativas para uma transição energética justa. A discussão busca conectar ciência, jornalismo e incidência política em prol da proteção socioambiental e do futuro do bioma.
O livro-reportagem Até a Última Gota, produzido pela InfoAmazonia em parceria com veículos amazônicos — GK (Equador), Ojo Público (Peru) e Rutas del Conflicto (Colômbia) —, analisou dados de toda a região e percorreu cinco países que concentram mais de 80% do bioma (Brasil, Colômbia, Equador, Guiana e Peru), revelando como a exploração de petróleo ameaça comunidades, ecossistemas e modos de vida.
Nesta nova etapa do projeto, o relatório de incidência produzido em parceria com a Fundación Avina e ARAYARA apresenta dados e recomendações para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e fortalecer políticas de transição energética no Brasil e em toda a Pan-Amazônia.
O painel reunirá Juliana Mori, diretora da InfoAmazonia; Fábio Bispo, repórter do especial; Juliana Strobel, diretora de Ação Climática da Fundación Avina; Joubert Marques, analista técnico climático da ARAYARA; Julia Almeida, assessora de incidência do projeto (a confirmar); e Luene Karipuna, liderança indígena da Terra Indígena Uaçá (AP), impactada pela expansão do petróleo na Foz do Amazonas e Juliano Bueno de Araújo, Presidente da Fundação ARAYARA e Conselheiro do CONAMA / CNRH / FONTE .O evento integra a programação do ARAYARA Amazon Climate Hub, um laboratório vivo de inovação climática e tecnologia ancestral que sediará debates, oficinas e encontros colaborativos durante a COP30. As atividades terão tradução simultânea e transmissão ao vivo.







