
O Amazon Climate Hub, um laboratório vivo que une inovação climática e saberes ancestrais, idealizado pela pelo Instituto Internacional ARAYARA, promoverá, no dia 21 de novembro o Painel Cientistas do Clima — um encontro dedicado a conectar ciência e ação climática, reunindo alguns dos principais nomes da pesquisa ambiental brasileira.
A programação tem início às 14h, com o painel de abertura conduzido pelo climatologista e físico Paulo Artaxo, professor titular do Departamento de Física Aplicada da USP e um dos cientistas mais citados e reconhecidos do país. A mediação ficará a cargo de um representante da ARAYARA.
Com ampla trajetória internacional, Artaxo já atuou em instituições como a NASA e universidades da Bélgica, Suécia e Estados Unidos. Suas pesquisas abordam temas como mudanças climáticas, aerossóis atmosféricos, poluição urbana e meio ambiente na Amazônia. Entre suas principais distinções estão o Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia (2025), o Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo (2017) e a participação no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), equipe laureada com o Prêmio Nobel da Paz em 2007.
Outro destaque do evento é Jeferson Luiz Choma, jornalista, mestre e doutorando em Geografia Humana pela USP. Sua pesquisa busca compreender os conflitos agrários e ambientais na Amazônia e a territorialidade camponesa. Choma é autor do canal Ecologia Marxista, no YouTube, em que analisa a crise ambiental e climática sob a perspectiva do materialismo histórico.







