Durante a COP30, em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Climate Hub sediará o evento “Responsabilidades de los Estados frente a la impunidad de las empresas para garantizar un clima seguro y una transición justa fuera de fósiles y con justas reparaciones para países amazónicos”, promovido por Dejusticia, o Centro de Información de Empresas y Derechos Humanos (CIEDH) e a Fundación Heinrich Böll (Oficina Bogotá, Colômbia).
A atividade discutirá como a expansão dos combustíveis fósseis e outras indústrias extrativas têm acelerado a degradação ambiental e agravado a violação de direitos humanos em territórios amazônicos. A persistente impunidade empresarial e a omissão estatal ampliam os impactos da crise climática, ameaçando ecossistemas e comunidades que sustentam a vida na região.
À luz da recente opinião consultiva da Corte Interamericana de Direitos Humanos e das manifestações da Corte Internacional de Justiça da ONU, o encontro buscará analisar as obrigações dos Estados diante dos chamados delitos climáticos, além de discutir o papel da COP30 na construção de uma transição energética justa e descarbonizada, orientada por saberes bioculturais e pela justiça socioambiental.
Reunindo especialistas, organizações e lideranças comunitárias, o workshop debaterá mecanismos de reparação climática e saídas justas dos combustíveis fósseis, com foco em fortalecer o protagonismo dos países amazônicos e as ontologias próprias da região como base para políticas de clima e direitos humanos.O ARAYARA Amazon Climate Hub é um laboratório vivo de inovação climática e tecnologia ancestral. Durante a COP30, o espaço sediará uma série de debates, oficinas e encontros colaborativos com lideranças de todo o mundo, promovendo a construção de uma agenda comum de justiça climática e energética. Todas as atividades contam com tradução simultânea e transmissão ao vivo.







