ARAYARA na Mídia: Na UFPR, jovens unem forças pelo clima em fórum pré-COP 30

À medida em que se aproxima a Conferência das Partes (COP30), que para muitos deverá ser a mais importante da história, atores nacionais e internacionais preparam-se para sentar à mesa de negociação, entre os dias 10 e 21 de novembro, firmando comprometimentos efetivos para o futuro do meio ambiente. A Conferência, que será um evento sem precedentes em Belém, precisará resultar em ações ambiciosas e concretas para que os 195 países signatários do Acordo de Paris possam atingir os objetivos de mitigação das mudanças climáticas da Agenda 2030, firmada em 2015.

Foi com essa urgência em mente que o Global Shapers Curitiba – organização sem fins lucrativos de juventude e impacto social, filiada ao Fórum Econômico Mundial – e o CONJUCLIMA mobilizaram-se para criar o Fórum das Araucárias: uma conferência de jovens para jovens com objetivo de aproximar as diferentes juventudes paranaenses do debate pelo clima, incentivando o desenvolvimento de novas lideranças comunitárias na defesa pelo meio ambiente e aproximando a sociedade dos debates da COP30. O evento, que será realizado nos dias 26 e 27 de setembro no Prédio Histórico da UFPR, pretende expandir o debate pela luta climática para além da capital, recebendo jovens de diferentes partes do estado para compor o Fórum.

Programação

A programação prevê mesas de debate com profissionais de peso nas áreas de Segurança Alimentar, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Trabalho e Renda, Transição Energética e Educação, Ciência e Meio Ambiente. O evento será um espaço para criar novas lideranças comunitárias que defendem a sustentabilidade em seus territórios, e também contará com movimentos científicos, culturais e economia solidária.

As discussões abordadas no Fórum culminarão na produção de um manifesto climático, que será entregue nas mãos do delegado representante da Mata Atlântica na COP30, Gaio Jorge de Paiva. A expectativa de Maria Eduarda Willemann, estudante de engenharia elétrica na UTFPR e organizadora do evento pelo Global Shapers, é de que o documento chegue à Conferência das Partes representando as aspirações e perspectivas da juventude paranaense sobre os desafios que cercam o Paraná.

Apoiadores

O Fórum das Araucárias tem apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) através da vice-reitora, Camila Girardi Fachin, que avalia a iniciativa como um espaço fértil de diálogo, aprendizado e articulação, no qual a juventude paranaense se reconheça como protagonista da transformação socioambiental que o mundo exige. Para a vice-reitora, “a crise climática é um dos maiores desafios do nosso tempo e a juventude desempenha papel central na construção de um futuro sustentável e justo. O Fórum das Araucárias, ao reunir diferentes vozes e experiências em torno da pauta socioambiental, fortalece a cidadania, estimula novas lideranças comunitárias e amplia o alcance dos debates que se conectarão diretamente com a COP30, em Belém.”

A articulação com a Universidade se deu através da coordenadora da Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED), Sabrina Kurscheidt. Para ela, a mobilização de juventudes no âmbito da justiça climática é um pilar para o fortalecimento destes diálogos na agenda ambiental do Brasil. “Discutir meio ambiente hoje não é mais uma opção, é uma necessidade urgente, e a juventude tem um papel central nesse debate. Nós, jovens curitibanos, vivemos em uma cidade marcada por contradições: ao mesmo tempo que Curitiba é reconhecida internacionalmente por políticas urbanas e ambientais, também convivemos com desigualdades territoriais profundas, falta de acesso a áreas verdes nas periferias, enchentes cada vez mais frequentes e um modelo de mobilidade que ainda privilegia o carro e polui nossas ruas.”

O evento também conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (FETAEP), do Soy loco por ti, do CEAGRO, do Instituto Cidadania, do Laboratório de Cultura Digital, do Programa Nacional dos Comitês de Cultura no Paraná, do Ministério da Cultura, do Instituto Arayara, da Rede Curitiba Climática (RECC), do Instituto Democracia Popular (IDP), do Fórum de Participação Popular do Paraná, do Instituto Latinofuturista, da Federação Nacional dos Estudantes de Direito (FENED), do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direito Socioambiental (EKOA), da Deputada Ana Júlia Ribeiro e da Vereadora Laís Leão.

Para a programação completa e informações de inscrição, acesse o link.

Fórum das Araucárias

  • 26 e 27 de setembro
  • Horário: Sexta-feira, das 14h30 às 20h e Sábado, das 9h às 16h
  • Local: Universidade Federal do Paraná – Prédio Histórico (Praça Santos Andrade, 50 – Centro)
  • Inscrições: Vagas limitadas
  • Instagram: @forumdasaraucarias

 

Fonte: Mural do Paraná

Foto: Reprodução / Global Shapers Curitiba

Leave a Comment

Oficina de Litigância Climática reúne especialistas no Amazon Climate Hub

COP30: organizações da América Latina debatem responsabilidades estatais e reparações justas frente à crise climática na Amazônia

Durante a COP30, em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Climate Hub sediará o evento “Responsabilidades de …

COP30: ARAYARA Amazon Climate Hub recebe o Frontline Forum on Fossil Fuels, em debate contra a expansão fóssil

Durante a COP30, em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Climate Hub sediará o evento “Frontline Forum on Fo…

Juventude dos manguezais realiza atividade com cultura, ciência e resistência contra o petróleo na COP30

Durante a COP30, em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Climate Hub receberá o evento “Nosso Mangue tem val…

ARAYARA Amazon Climate Hub debate novas ferramentas financeiras para frear a expansão dos combustíveis fósseis

Durante a COP30, em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Climate Hub sediará o evento “Financial Incentives …

ARAYARA Amazon Climate Hub debate riscos do petróleo na Amazônia com lançamento do livro-reportagem “Até a Última Gota”

Durante a COP30, em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Climate Hub sediará o evento “Petróleo na Amazônia …

Territórios indígenas na mira de grandes empreendimentos: do petróleo à mineração será tema de debate no ARAYARA Amazon Climate Hub

No dia 14 de novembro, às 14h, o Arayara Amazon Climate Hub sediará a mesa-redonda “Territórios indí…

Amazon Climate Hub promove debate sobre soberania, transição energética e papel da Petrobras e trabalhadores do setor

Amazon Climate Hub promove debate sobre soberania, transição energética e papel da Petrobras e trabalhadores do setor

Participação de povos originários em decisões climáticas será tema de debate no ARAYARA Amazon Climate Hub, durante a COP30

Participação de povos originários em decisões climáticas será tema de debate no ARAYARA Amazon Climate Hub, durante a COP30

Durante a COP30, em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Climate Hub sediará o evento “Justiça Climática e A…

Eliane Brum e Sidarta Ribeiro realizam atividade no ARAYARA Amazon Climate Hub durante COP30

Eliane Brum e Sidarta Ribeiro realizam atividade no ARAYARA Amazon Climate Hub durante COP30

No dia 10 de novembro, às 16h, durante o primeiro dia da COP30 em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Clima…

ARAYARA na Mídia: Valuing Nature, Empowering Action – Interactive Training with the CSF Calculator Hub

ARAYARA na Mídia: Valuing Nature, Empowering Action – Interactive Training with the CSF Calculator Hub

Irina Cabrerizo Suaznábar | December 3, 2025Pictures / Fotos: Oruê Brasileiro / Odaraê Filmes O…

ARAYARA Amazon Climate Hub: o legado de Belém e o futuro da ação climática

ARAYARA Amazon Climate Hub: o legado de Belém e o futuro da ação climática

O Amazon Climate Hub, iniciativa do Instituto Internacional ARAYARA, nasceu de uma visão ambiciosa: …

Na Mídia: Nova geração de ativistas do clima quer dar voz a quem não tem

Na Mídia: Nova geração de ativistas do clima quer dar voz a quem não tem

A dificuldade de encontrar consenso em negociações, observada durante a COP30 e edições anteriores d…