
No dia 12 de novembro, às 19h, o ARAYARA Amazon Climate Hub, durante a COP30 em Belém, promove um painel aberto ao público para discutir os impactos territoriais de grandes eventos sobre populações vulneráveis. O debate terá como foco os efeitos sobre a população negra, periférica e de baixa renda, a partir do caso específico de Belém, cidade-sede da COP30.
O painel Racismo Ambiental e os Impactos Locais de Grandes Eventos: O Caso de Belém e a Justiça Climática Territorial (Anistia Internacional) debaterá eventos de grande porte documentados pela Anistia Internacional, evidenciando os impactos socioambientais e territoriais dessas ocasiões. Também será discutida a importância do ordenamento territorial como instrumento de justiça climática, com ênfase na retirada de comunidades de zonas de exclusão e áreas de risco.
Serão apresentadas ainda documentações recentes da Anistia Internacional sobre direitos humanos no Brasil e o cenário da COP30, destacando os impactos das obras locais sobre a população vulnerável.
“O debate reafirma que a crise climática é, antes de tudo, uma crise de direitos humanos, e destaca a urgência de ouvir e empoderar as pessoas, especialmente aquelas mais afetadas”, destaca a gerente de Relações Institucionais do Instituto Internacional ARAYARA, Sara Ribeiro.
Participantes confirmados:
- Representante da Clínica de Direito à Cidade da UFPA – Prevenção e Tratamento Adequado de Conflitos Público-Privados na Amazônia
 - Representante da Anistia Internacional Brasil
 - Representante do Secretariado Global da Anistia Internacional
 - Representante do Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (CEDENPA)
 







