Durante a COP30, em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Climate Hub sediará o evento “Tropicalização da Transição Energética: Bio Soluções para Sustentabilidade e Resiliência”, no dia 15 de novembro, às 15h, reunindo pesquisadores, lideranças sociais e especialistas em energia sustentável para discutir como biocombustíveis e biosoluções podem impulsionar um modelo de transição energética justo, inclusivo e adaptado às realidades tropicais.
Proposto pelo Instituto E+ Transição Energética, o painel parte do princípio de que a transição para uma economia de baixo carbono só será viável se considerar os contextos regionais e valorizar os recursos e saberes locais. O debate explorará modelos de produção de biocombustíveis baseados em cadeias de valor sustentáveis, geração de emprego, inovação tecnológica e fortalecimento da resiliência socioeconômica das comunidades tropicais.
Entre os participantes confirmados estão Vinícius Oliveira da Silva, doutor em Ciências pela USP e especialista em planejamento energético e desenvolvimento sustentável; Jussara Salgado Batista, coordenadora de programas do Projeto Saúde e Alegria (PA), reconhecida por sua atuação em projetos de energia renovável e infraestrutura comunitária na Amazônia; Alessandra Mathyas, comunicadora e articuladora da sociedade civil com ampla trajetória em direitos humanos e políticas climáticas do WWF Brasil; e Clauber Leite, diretor de Energia Sustentável e Bioeconomia do Instituto E+, mestre e doutor em Sustentabilidade pela USP.
A proposta é mostrar como os biocombustíveis e as biosoluções podem integrar inovação, desenvolvimento econômico e justiça social, evitando a reprodução de desigualdades históricas do setor energético. O painel também abordará políticas públicas e mecanismos de financiamento necessários para escalar soluções tropicais de energia limpa, reforçando a importância de alinhar sustentabilidade ambiental e prosperidade local.A atividade integra a programação do ARAYARA Amazon Climate Hub, um laboratório vivo de inovação climática e tecnologia ancestral que, durante a COP30, promove uma série de debates, oficinas e encontros colaborativos com lideranças de todo o mundo, em busca de uma agenda comum de justiça climática e energética. As atividades contarão com tradução simultânea e transmissão ao vivo.







