Durante a COP30, em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Climate Hub sediará o evento “Justiça Energética e Direitos em Tempos de Crises na Amazônia”, no dia 18 de novembro, às 19h. A atividade, proposta pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), reunirá especialistas, lideranças comunitárias e representantes de organizações da sociedade civil para discutir os impactos dos eventos climáticos extremos sobre o fornecimento de energia e os caminhos para proteger os direitos dos consumidores na região amazônica.
As Secas prolongadas, enchentes e queimadas têm comprometido o acesso à energia em comunidades indígenas, quilombolas e extrativistas, revelando a vulnerabilidade da matriz energética na Amazônia. Um exemplo recorrente é a interrupção do abastecimento de combustível para geração de energia em períodos de estiagem, devido à perda da navegabilidade dos rios, o que deixa populações inteiras sem eletricidade e acesso a serviços básicos.
Diante desse cenário que se degenera, o debate propõe refletir sobre soluções renováveis e descentralizadas que fortaleçam a segurança energética nos territórios e contribuam para uma transição justa e resiliente, respeitando os direitos dos consumidores e as especificidades locais. O painel também pretende subsidiar recomendações de políticas públicas para respostas mais eficazes às emergências climáticas que afetam o sistema elétrico.
Participam da discussão Lourenço Henrique Moretto, coordenador de Energia e Sustentabilidade do IDEC; Joilson Costa, coordenador executivo da Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil; Núbia Cristina Santana de Sousa, secretária executiva da CONAQ; Gerson da Costa Filho, oficial de saúde do UNICEF Brasil; Alessandra Mathyas, analista de conservação do WWF Brasil; Marcelo Martins, analista do Instituto Socioambiental (ISA); Nicole Figueiredo de Oliveira, diretora executiva do Instituto Internacional ARAYARA; Eduarda Gonçalves, da Rede Jandyras; Moyses Bendahan, presidente do Instituto Brasileiro de Consumidores e Titulares de Dados (IBCTD), e representantes dos Conselhos de Consumidores.A atividade integra a programação do ARAYARA Amazon Climate Hub, um laboratório vivo de inovação climática e tecnologia ancestral que, durante a COP30, promove debates, oficinas e encontros colaborativos com lideranças de todo o mundo, em busca de uma agenda comum de justiça climática e energética. As atividades contarão com tradução simultânea e transmissão ao vivo.







