Durante a COP30, em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Climate Hub recebe, no dia 19 de novembro, às 19h, a mesa-redonda “Quando o lobby e a influência indevida promovem injustiça climática”, proposta pela Transparência Internacional – Brasil. O encontro reunirá organizações da sociedade civil, representantes parlamentares e especialistas para discutir como a atuação de grupos de interesse ligados à indústria do petróleo e ao agronegócio vem moldando políticas e decisões que afetam diretamente o futuro climático do planeta.
O debate abordará as formas de captura e distorção de processos decisórios, que frequentemente resultam em retrocessos socioambientais e no agravamento dos impactos sobre povos e comunidades vulnerabilizadas. Serão discutidos exemplos que vão das negociações internacionais nas COPs até questões nacionais, como o licenciamento ambiental, os subsídios às termelétricas e a exploração de petróleo na foz do Amazonas.
A mesa contará com a participação do Observatório do Clima, Instituto Internacional ARAYARA, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), Frente Parlamentar Ambientalista e InfluenceMap, com mediação de Renato Morgado, da Transparência Internacional. Além de diagnosticar os desafios, o grupo apresentará caminhos para fortalecer a transparência, a integridade e o controle social sobre decisões que afetam o clima e os territórios.O evento integra a programação do ARAYARAAmazon Climate Hub, um laboratório vivo de inovação climática e tecnologia ancestral que, durante a COP30, sediará uma série de debates, oficinas e encontros colaborativos com lideranças de todo o mundo. As atividades terão tradução simultânea e transmissão ao vivo.







