
Durante a COP30, em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Climate Hub sediará, no dia 16 de novembro, às 16h30, o encontro “Faiths for Fossil Free Future”, um painel que reunirá lideranças religiosas e representantes de movimentos de fé de diferentes partes do mundo para defender uma transição energética rápida, justa e definitiva, baseada em princípios éticos e de justiça climática.
Proposto pela organização internacional GreenFaith (Quênia–Alemanha–EUA), o evento parte do entendimento de que, diante do agravamento dos impactos climáticos em todo o planeta, comunidades religiosas têm assumido papel cada vez mais ativo na defesa da vida e da proteção da criação. Representantes de tradições cristãs, muçulmanas, anglicanas, quakers e outras espiritualidades compartilharão visões e experiências que conectam fé, ação comunitária e justiça ambiental, reforçando o chamado global para um futuro livre de combustíveis fósseis.
Um dos eixos centrais do diálogo será o apoio multirreligioso ao Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis, proposta internacional que busca impedir a expansão de petróleo, gás e carvão, e garantir investimentos robustos em energias renováveis, acesso justo à energia e transição socioeconômica para comunidades dependentes desses setores. O encontro destacará a importância da mobilização ética e espiritual para pressionar governos e instituições financeiras a priorizarem políticas climáticas alinhadas com a ciência e com os direitos humanos.
Com falas de lideranças ligadas a iniciativas como o Laudato Si’ Movement, Interfaith Liaison Committee, Green Anglicans, Ummah 4 Earth e Quakers in Britain, o painel reafirma que a crise climática é também uma crise moral. Ao reunir fé, política climática e justiça social, o encontro busca fortalecer alianças globais e inspirar ações concretas para acelerar o fim dos combustíveis fósseis, promover energias renováveis e proteger populações vulneráveis e ecossistemas essenciais.O evento integra a programação do ARAYARA Amazon Climate Hub, espaço que promove diálogos, pesquisas e ações colaborativas para construir uma agenda global de justiça climática e energética durante a COP30, com tradução simultânea e transmissão ao vivo.







