
Durante a COP30, em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Climate Hub sedia o evento “Da Resistência à Justiça: O Futuro Energético do Caribe e da América Latina”, que reunirá organizações e lideranças regionais para debater os desafios e caminhos de uma transição energética justa frente à expansão das atividades de petróleo e gás.
O Caribe vive um momento crítico, com o avanço de novos projetos fósseis promovidos sob a promessa de desenvolvimento econômico. Esses empreendimentos ameaçam ecossistemas frágeis, a soberania alimentar e a sobrevivência de comunidades costeiras e indígenas, já duramente impactadas pela crise climática. Em reação, movimentos sociais e organizações locais têm se articulado em rede, como a Red Gran Caribe Libre de Fósiles, para fortalecer vozes dos territórios, denunciar violações e exigir alternativas energéticas sustentáveis.
O painel, que acontece no dia 11/11, às 14h, também discutirá o papel da litigância climática como ferramenta para questionar a legalidade de novos empreendimentos fósseis e responsabilizar Estados e empresas por sua contribuição ao aquecimento global. A discussão busca construir pontes entre o Caribe e a América Latina, fortalecendo a cooperação regional em torno de soluções baseadas na justiça climática e energética.
Proposto pela LACLIMA, o evento contará com a participação de representantes da Red Gran Caribe Libre de Fósiles, Greenpeace International, Nuestro Futuro e LACLIMA.
O ARAYARA Amazon Climate Hub é um laboratório vivo de inovação climática e tecnologia ancestral, que durante a COP30 promove uma série de debates, oficinas e encontros colaborativos com lideranças de todo o mundo. O objetivo é construir uma agenda comum de justiça climática e energética. Todas as atividades contam com tradução simultânea e transmissão ao vivo.







