
No dia 19/11, às 19h, o ARAYARA Amazon Climate Hub sediará o painel “Protecting Human Rights in the Race for an Energy Transition”, promovido pela International Network of Civil Liberties Organizations (INCLO). O evento reunirá especialistas e representantes da sociedade civil de seis países (Brasil, África do Sul, Argentina, Índia, Egito e Colômbia) para debater como garantir que a transição energética global ocorra com justiça social, respeito aos direitos humanos e proteção ambiental.
A corrida mundial por minerais essenciais como lítio, cobalto e níquel, e a expansão de projetos de energia renovável em larga escala, tem levado à sobreposição desses empreendimentos a territórios indígenas e camponeses no Sul Global. Muitas são as denúncias de violações de direitos e danos ambientais nestas regiões. O painel discutirá caminhos para que a transição energética não repita práticas extrativistas e coloniais do setor fóssil, e sim promova benefícios reais, como o acesso à energia, redução de desigualdades e fortalecimento democrático.
Cada organização participante apresentará resultados de suas investigações de campo da sua região, contando com contribuições do mundo inteiro através da Egyptian Initiative for Personal Rights – EIPR (Egito), o Center for Legal and Social Studies – CELS (Argentina), a Conectas Direitos Humanos (Brasil), o Legal Resources Centre (África do Sul) e a Human Rights Law Network (Índia).
Com moderação de Marcela Madrid, coordenadora do Centro de Justiça Ambiental da INCLO, o debate buscará identificar estratégias conjuntas para salvaguardar os direitos humanos na transição energética global, reforçando o papel essencial dos direitos à protesto, participação e consulta prévia.







