Durante a COP30, em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Climate Hub sediará o evento “Two biomes, one climate: The Amazon-Cerrado connection”, proposto pelo Centro de Análises de Crimes Climáticos (CCCA), da Holanda. O painel reunirá especialistas, lideranças comunitárias e organizações nacionais e internacionais para discutir a profunda conexão entre os dois biomas e os desafios comuns enfrentados diante da expansão de atividades que impulsionam o desmatamento e as violações socioambientais.
O debate abordará as principais lacunas na governança ambiental e os mecanismos necessários para fortalecer a aplicação da lei e combater crimes climáticos. Enquanto o desmatamento na Amazônia é impulsionado pela abertura de pastagens para pecuária e exploração madeireira, o Cerrado tem sido sistematicamente destruído por décadas para dar lugar à agricultura em larga escala, substituindo sua vegetação nativa por monoculturas voltadas majoritariamente à exportação.
O encontro também destacará a responsabilidade compartilhada entre países produtores e consumidores, diante de cadeias de suprimentos globais que alimentam a destruição dos biomas. Além disso, chamará atenção para a falta de reconhecimento das comunidades locais como guardiãs fundamentais desses ecossistemas e para a urgência de integrar direitos humanos e ambientais nas políticas públicas de proteção territorial.
Com a participação de CCCA, Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), Deutsche Umwelthilfe (DUH), Earthsight e do Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT), o painel buscará responder a uma pergunta central: como fortalecer a aplicação das leis ambientais e garantir a proteção efetiva de Amazônia e Cerrado como sistemas interconectados?
O ARAYARA Amazon Climate Hub é um laboratório vivo de inovação climática e tecnologia ancestral. Durante a COP30, o espaço sediará uma série de debates, oficinas e encontros colaborativos com lideranças de todo o mundo, promovendo a construção de uma agenda comum de justiça climática e energética. Todas as atividades contarão com tradução simultânea e transmissão ao vivo.







