Durante a COP30, em Belém (PA), o ARAYARA Amazon Climate Hub sediará o evento “Air Seeding Technology with Seedballs to Increase Carbon Sinks Through Large-Scale Land Restoration”, no dia 21 de novembro, às 15h. A atividade, proposta pela Sinoway Forest Technology Co. Ltd, destaca o uso de drones e “seed balls” (bolas de sementes) como uma solução inovadora e de baixo custo para restaurar ecossistemas degradados e aumentar os sumidouros naturais de carbono.
A tecnologia, conhecida como Air Seeding, combina ciência, engenharia e práticas sustentáveis para realizar o plantio aéreo de sementes encapsuladas em grandes extensões de terra, acelerando processos de reflorestamento e regeneração natural. Diferente dos métodos convencionais de plantio de mudas, as seed balls dispensam viveiros e irrigação inicial, permitindo que as sementes germinem naturalmente em condições adequadas — uma inovação especialmente relevante para regiões de difícil acesso na Amazônia e outros biomas tropicais.
Durante o evento, o fundador e presidente da Sinoway Forest Group, Liu Tao, apresentará os resultados e perspectivas da tecnologia, destacando como a integração entre drones autônomos e soluções baseadas na natureza pode contribuir para a mitigação das mudanças climáticas e a recuperação de solos degradados. Com ampla experiência em negócios e sustentabilidade, Liu enfatiza o potencial das parcerias internacionais para escalar projetos de restauração que aliem inovação tecnológica e conservação ambiental.A sessão faz parte da programação do ARAYARA Amazon Climate Hub, um laboratório vivo de inovação climática e tecnologia ancestral que, durante a COP30, promove debates, oficinas e encontros colaborativos com lideranças de todo o mundo, em busca de uma agenda global por justiça climática e energética. As atividades contam com tradução simultânea e transmissão ao vivo.







